Fondue? Isso mesmo ragazzi, até pouco tempo atrás eu não sabia exatamente do que se tratava e imaginava que fosse coisa de restaurante chic francês. Mas quando vi que era só chuchar o pão no queijo derretido eu pensei: Dio mio, aqui em casa a gente faz isso desde criança!
Chuchar o pão nos molhos, nos cremes e nos caldos é um hábito italiano muito antigo, principalmente no norte da bota, onde é carinhosamente conhecido como fare la scarpetta.
E como eu também sou muito estudada - graças a essa meravigliosa invenzione chamada "tradutor"- aprendi que Fondue significa fundido ou derretido em francês e é um prato de origem suíça cujo ingrediente principal é queijo derretido mantido aquecido sobre um rechaud (espiriteira) acompanhado de pão.
A origem do fondue não é totalmente conhecida e sua receita aparece oficialmente pela primeira vez em um livro de cozinha escrito em Zurique, Suíça, no ano de 1699.
Embora existisse desde o século XVII, foi em 1950 que passou a fazer parte do cardápio do exército suíço. Os soldados gostaram tanto que levaram a receita pra casa.
Também foi na década de 50 que o chef nova iorquino Konrad Egli adaptou o fondue para uma versão de sobremesa, nascia o famoso fondue de chocolate.
Andiamo alla ricetta! E não vou deixar de dar os créditos para o Chef Fernando Bonciani, um ragazzi ponta firme e que sempre me ajuda na cozinha!
Na minha versão, o pão italiano e o queijo gorgonzola dão um toque tipicamente mediterrâneo ao clássico suíço.
Ingredientes
- 2 taças de Fabenne Moscato
- 500 g de queijo gruyere ralado
- 50 g de queijo gorgonzola
- Pão italiano cortado em cubos pequenos
Modo de preparo
- Em uma panela funda coloque o Fabenne Moscato para ferver
- Assim que começar a soltar bolhas do fundo, adicione os queijos ralados e mexa sem parar com o fogo mais baixo
- Quando o queijo estiver todo derretido, despeje-o em uma panela própria de fondue para mantê-lo aquecido
- Sirva no meio da mesa com os pedaços de pão italiano cortados em cubos
Um fondue de queijo pode ser uma ótima opção para aquecer os dias de frio e se estiver acompanhado de uma taça de Fabenne, melhor ainda!
Bacio da Nonna!