RECEITAS DA NONNA PARA A PÁSCOA: BACALHAU E VINHO
A Páscoa está chegando! E, se você ainda não escolheu quais receitas com bacalhau vai fazer, não se preocupe, você está no lugar certo. Hoje aqui no blog da Nonna nós reunimos algumas receitas de bacalhau que vão deixar todo mundo pedindo bis no almoço de Páscoa (e em qualquer outro que você fizer).
Ah, nem precisamos dizer que também trouxemos dicas de vinhos que combinam super bem com as receitas de bacalhau, né? Papel e caneta na mão? Vamos lá! Buona lettura.
BACALHAU À ESPANHOLA
Alguém aí falou em receita tradicional? Se você também é apaixonado(a) por um bom bacalhau com um bom azeite de oliva, o Bacalhau à espanhola é a opção perfeita para o seu almoço de Páscoa. Além de ser deliciosa e super fácil de fazer, a receita ainda leva poucos ingredientes:
- 300g de bacalhau
- 01 tomate grande bem maduro cortado em lâminas finas
- 02 batatas grandes pré cozidas e também cortadas em lâminas finas
- 01 folha de louro higienizada e picada
- 100ml de azeite de oliva extra virgem
- 100ml de vinho branco (da Fabenne, né!)
- 30g de alho cortado em lâminas
- Sal a gosto
Como preparar: Em uma panela em fogo médio, junte o alho, o azeite e o louro e refogue por cerca de 3 minutos. Logo em seguida, adicione o bacalhau e deixe por 2 minutos e vire para que cozinhe também do outro lado. Adicione o vinho e aguarde por mais 2 minutos. Feito isso, é hora de adicionar o tomate, a batata e o sal. Aí é só levar ao forno por 25 minutos e servir!
Harmonize com: um bom vinho branco.
BACALHAU AO FORNO
Ainda para os amantes de uma boa receita tradicional, o bacalhau ao forno também é uma excelente opção para o almoço de Páscoa. A dica indispensável aqui é: dessalgar bem o peixe antes de assar, caso contrário, o sabor ficará muito carregado e poderá comprometer o prato.
Para fazer um delicioso bacalhau ao forno, você precisará de:
- 900 g de lombo de bacalhau dessalgado
- 1kg de batatas médias descascadas e cortadas em rodelas
- 3 cebolas cortadas em finas rodelas
- 3 alhos cortados em rodelas finas
- 1 pimentão verde (sem sementes e cortado em rodelas finas)
- 1 pimentão amarelo (sem sementes e cortado em rodelas finas)
- 700ml de azeite de oliva extravirgem
- Sal, pimenta do reino
Como preparar: Em uma travessa adicione um fio de azeite (o suficiente para cobrir o fundo) e distribua a cebola, os dentes de alho e o pimentão. Feito isso, é hora de distribuir as postas de bacalhau com a pele para cma, salpicar sal e pimenta por cima, e levar ao forno pré-aquecido a cerca de 160ºC e deixar assar por cerca de 30 minutos. Sirva com batatas assadas.
Harmonize com: um bom vinho branco.
BACALHAU ÀS NATAS
É claro que não poderíamos falar sobre receitas de Páscoa que levam bacalhau sem mencionar ele, o grande rei dos banquetes portugueses: bacalhau às natas. A sua receita pode levar tanto nata quanto creme de leite fresco, e o preparo também é super simples. Para fazer um delicioso prato de bacalhau às natas para o seu almoço de páscoa você vai precisar de:
- 500g de bacalhau dessalgado e desfiado
- 5 batatas grandes cortadas em cubos
- 1 cebola média cortada em cubos bem pequenos
- 3 dentes de alho
- 300ml de leite
- 150g de nata (que pode ser substituída por creme de leite fresco)
- 1 colher de sopa de amido de milho
- Cheiro de verde
- Farinha de rosca
- Sal, noz moscada e pimenta a gosto
Mão na massa! Ou melhor, no bacalhau: Leve o seu bacalhau já dessalgado e desfiado para cozinhar no leite. Cuidado: o tempo de cozimento do bacalhau é super rápido, e o ideal é que ele não fique esfarelando. Retire o bacalhau já cozido e aproveite para cozinhar também a batata no mesmo leite (mesmo cuidado com o ponto de cozimento, elas precisam ficar firmes e não desmanchando). Reserve o leite.
Em uma frigideira ou panela funda, refogue o alho e a cebola no azeite, acrescente um pouco do leite e da nata e misture bem. Feito isso, basta misturar o restante do leite com o amido de milho, juntar à mistura, acrescentar o bacalhau e temperar com o sal, noz moscada e pimenta!
Harmonize com: um bom e encorpado vinho tinto.
BACALHAU À GOMES DE SÁ
Nós até tentamos fugir das receitas portuguesas, mas o que podemos fazer se são eles os donos dos melhores pratos de bacalhau? Nossa dica da vez é o Bacalhau à Gomes de Sá, uma receita típica da cidade de Porto, que foi criado por José Luís Gomes de Sá Júnior, nascido em 1851.
O Bacalhau à Gomes de Sá também é bastante fácil de fazer. O prato leva batatas, cebolas, alho, azeite, ovos, azeitona, sal e salsa. E você precisa apenas de 15 minutos de forno até que ele fique pronto para servir.
Harmonize com: um bom vinho tinto.
OUTRAS RECEITAS DE BACALHAU QUE TAMBÉM HARMONIZAM COM VINHO
Agora que você já conferiu o passo a passo de algumas das mais tradicionais receitas que levam bacalhau, vamos listar outras opções que são tão deliciosas quanto. E o melhor: elas também podem ser harmonizadas com ótimos vinhos. Vamos lá!
Bacalhau à Fiorentina: Essa é uma receita italiana que leva em bacalhau, parmesão ralado, batatas, cebola, molho bechamel, espinafre, tomates e noz moscada. Uma combinação de sabores pra lá de surpreendente. Harmonize com um bom vinho tinto.
Bacalhau Praiano: Que tal um prato mais leve para o seu almoço de páscoa? O bacalhau praiano leva lascas de bacalhau, arroz arbóreo, louro, pimentão, manteiga, parmesão e caldo de peixe. Para harmonizar, opte por um bom vinho branco.
Salada de bacalhau desfiado: Outra opção de receita leve e que combina super bem com almoços festivos, a salada de bacalhau desfiado leva bacalhau, cebola, salsa, azeite, azeitonas, ovos e batatas. Seu preparo é super rápido e fácil. Ou seja, sobra tempo para apreciar o prato com uma boa taça de vinho rosé.
E, todas essas opções de vinhos você encontra na Fabenne, é claro. Acesse nosso site e confira nossas bags. Será um prazer fazer parte do almoço de páscoa da sua família!