5 DICAS PARA HARMONIZAR COMIDINHAS DE FESTA JUNINA E VINHOS
A melhor época do ano chegou! E, embora a Nonna não seja maior fã do frio que faz no inverno, ela é muitíssimo fã de outra coisa (ou melhor, coisas) que acontecem durante os meses mais gelados do ano: as festas juninas e julinas, é claro!
Você também ama as delícias dessas festas, mas não sabe como harmonizar tanta comida diferente com vinho? Não se preocupe! A Nonna reuniu algumas dicas de como harmonizar comidinhas de festa junina e vinho. Tudo pra você não errar no arraiá! Preparado(a)? Vamos lá! Buona lettura!
DE OLHO NO CALENDÁRIO
Antes de falar sobre as harmonizações, vamos deixar aqui algumas das datas principais de festas juninas pra você não se perder, tá?
- 13 de junho – Festa de Santo Antônio
- 24 de junho – Festa de São João
- 29 de junho – Festa de São Paulo e São Pedro
Agora que você já sabe o calendário das festas juninas, é hora de saber como harmonizar as comidinhas deliciosas dessas festas com bons vinhos. Vamos lá!
COMIDAS TÍPICAS E VINHOS: É POSSÍVEL HARMONIZAR?
Você, como bom apreciador de vinho, com certeza já deve ter se perguntado “será que essa comida harmoniza com vinho?”, né? E a resposta para a sua pergunta, em grande parte das vezes é SIM. Isso porque grande parte da gastronomia (seja ela qual for) pode ser harmonizada com vinho, desde que essa harmonização seja feita de forma correta.
E o mesmo é válido para as comidinhas de festa junina e os vinhos. Para esse tipo de comemoração, as uvas que recebem mais indicações são: Malbec, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. Isso porque apresentam rótulos agradáveis e que esquentam o corpo os festerês noturnos.
VINHO TINTO E COMIDAS DE FESTA JUNINA
O vinho tinto é como a batata frita no barzinho: democrático e agrada a todos os paladares (dos mais exigentes até os mais infantis). Por isso, é a nossa primeira opção de harmonização com comidinhas de festas juninas a aparecer por aqui.
E atenção para a dica da Nonna: o Pinot Noir é a melhor opção de vinho tinto para harmonizar com pratos típicos de festa junina. Isso porque ele é leve e combina perfeitamente com receitas à base de milho. Ah, ele também harmoniza super bem com pinhão (quem é do Paraná sabe do que a Nonna está falando).
Ou seja, se você não abre mão de um bom vinho tinto, ficam aqui as dicas:
- Procure harmonizá-lo com receitas que levam milho (pamonha, pipoca, bolos) e com pinhão;
- Bolos, cocadas e canjicas combinam com vinhos de colheita tardia que são mais doces;
- Pratos com carnes vermelhas como espetinhos e churrascos vão bem com vinhos tintos possuem uma acidez maior, já que eles ajudam a quebrar a gordura.
OUTROS TIPOS DE VINHOS E SUAS HARMONIZAÇÕES
Se você não é muito fã de vinho tinto, ou apenas quer aprender outras combinações que podem ser feitas com vinho tinto e branco, calma! A Nonna também preparou algumas dicas que vão te ajudar.
VINHO ROSÉ
Quem não gosta de uma boa taça de vinho rosé, não é mesmo? E o melhor é que você pode apreciar a sua enquanto se delicia com uma comidinha típica de festa junina como curau e pamonha doce. Isso porque o vinho rosé tende a ser mais ‘adocicado’ (em alguns casos), doçura essa que harmoniza perfeitamente com o açúcar presente nesses quitutes.
VINHO BRANCO
Você com certeza já deve ter ouvido falar que vinho branco é quase como o par perfeito da pipoca! E o que nós temos em festa junina? Pipoca, é claro! Se você preferir uma pipoquinha básica apenas com sal, a dica da Nonna é uma boa taça de vinho branco com boa acidez. Pipoca doce caramelizada, quem resiste? Para harmonizar, a sugestão é apostar em um espumante delicado e refrescante.
Leve a Fabenne com você!
Ainda não sabe se vai sair para comemorar as festas juninas ou se vai fazer um arraiá em casa? Independentemente de qual seja a sua escolha, não deixe de ter vinhos da Fabenne para servir aos seus amigos durante o festerê!
Afinal, nossos bags são de 3 litros cada, dá pra você servir muuuuitas taças! E sabe aquele restinho de vinho que sobra no fim da festa (isso quando sobra, né?) Você pode guardar tranquilamente com o dispenser hermético que impede a entrada de ar, conservando o vinho (mesmo depois de aberto) por até 30 dias com a mesma qualidade.
Acesse nosso site e confira!