Uva Cabernet Sauvignon: tudo que você precisa saber sobre a rainha das uvas tintas
Você sabia que a Uva Cabernet Sauvignon é considerada a rainha das uvas tintas? É isso mesmo, ragazzos. E como a Nonna aqui adora contar um pouquinho de histórias para vocês, no post de hoje ela vai contar um pouco mais sobre essa uva que é a grande protagonista de vinhos por todo o mundo.
Preparado(a) para saber tudo sobre a Uva Cabernet Sauvingon? Vamos lá! Buona lettura.
Origem da Uva Cabernet Sauvignon
Tendo sua origem registrada em Bordeaux, região conhecida como capital milenar do vinho, a Uva Cabernet Sauvignon nada mais é do que o resultado do cruzamento entre as uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc. Ou seja, estamos falando de uma uva que é suuuuper tradicional já desde o seu surgimento!
Apesar de ser originalmente francesa, uma das características mais marcantes da Cabernet Sauvignon é justamente a sua fácil adaptabilidade a diferentes climas e solos. Hoje é possível encontrar produções dessa uva por todo o mundo. Esses são alguns dos principais países onde ela é cultivada:
- França
- Chile
- Estados Unidos
- Austrália
- Itália
Aqui é importante frisar que, em lugares mais frios, como Chile e França, esta uva produz vinhos mais encorpados e robustos do que os cultivados em regiões mais calorosas, como Estados Unidos e Espanha. Além disso, uma característica que a uva não perde, independente de onde seja cultivada, são os aromas evidentes e intensos de frutas vermelhas.
Principais características da Cabernet Sauvignon
Além da fácil adaptabilidade a diferentes climas e solos, ainda é possível destacar outras características marcantes da rainha das uvas tintas. São elas:
- Tanino: médio-alto
- Acidez: média-alta
- Álcool: médio-alto
- Fruta: média-alta
Como são os vinhos Cabernet Sauvignon?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a uva que é a matriarca dos vinhos Cabernet Sauvignon, vamos entender melhor as características destes vinhos. Os vinhos de Cabernet Sauvignon tintos são de cor profunda, encorpados e com muito tanino e acidez. Apresentam aromas de frutas pretas, como groselha preta e cereja preta; além de notas herbáceas, como pimentão e alcaçuz.
É comum os Cabernet Sauvignons de qualidade superior passarem por madeira, para suavizar os taninos e agregar aromas de baunilha, café e fumo ao vinho.
Cabernet Sauvignon na Fabenne
Nem precisamos dizer que aqui na Fabenne você encontra duas opções fantásticas de Cabernet Sauvignon, né?
- Cabernet Sauvignon - Vinho Tinto Seco Fino: elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Tannat. No olfato um aroma intenso de frutas vermelhas e no paladar um vinho de corpo equilibrado e sutis pitadas tânicas.
- Cabernet Sauvignon Seleção Especial - Vinho Tinto Seco Fino: vinho elaborado a partir de uvas 100% Cabernet Sauvignon da Serra Gaúcha. Tem cor vermelha rubi intensa, e no olfato um aroma marcante de frutas vermelhas e carvalho. No paladar é um vinho ligeiramente tânico de corpo intenso e com evolução em madeira de carvalho.
Acesse nosso site e confira mais opções de vinhos!