#ReceitadaNonna: lasanha
Hoje é dia de #ReceitadaNonna por aqui. Então, se você quer aprender a fazer aquela super lasanha que deixa todo mundo pedindo mais, vem com a Nonna que ela vai te ensinar.
Ah, só não pode esquecer que aqui é obrigatório cozinhar com uma taça de vinho por perto, viu? Vai que você precisa para a receita! Mas caso não precise, temos certeza que uns golinhos vão te fazer cozinhar muito melhor.
Preparado(a) para aprender a fazer a melhor lasanha da sua vida? Vamos lá! Buona lettura.
Ingredientes lasanha
Para fazer uma lasanha tipicamente tradicional, você precisará de bons ingredientes selecionados. Mas não se preocupe, você pode encontrá-los em supermercados sem muito esforço. Anota aí:
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola média picada (150 g)
- 400 g de patinho bovino moído
- 2 tomates médios picados (300 g)
- 2 caixinhas de polpa de tomate (1040 g)
- meia xícara (chá) de água (100 ml)
- meia colher (chá) de sal
- 1 pacote de massa de lasanha seca direto ao forno (250 g)
- 200 g de presunto fatiado
- 300 g de muçarela fatiada
Modo de preparo lasanha
- Em uma panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 2 minutos. Acrescente a carne, aos poucos, e frite por 10 minutos, ou até o líquido secar. Adicione o tomate e refogue por 3 minutos, ou até que comece a desmanchar.
- Junte a polpa de tomate, a água e o sal, e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semitampada, por 5 minutos, ou até encorpar levemente. Retire do fogo.
- Em um refratário retangular grande (23 x 35 cm), faça camadas com o molho, a massa, o presunto e a muçarela, intercalando e repetindo até finalizar com o molho e a muçarela.
- Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até que a massa fique macia. Remova o papel-alumínio e volte ao forno por mais 5 minutos, ou até dourar o queijo.
- Retire do forno e sirva em seguida.
Hora de servir
Para melhorar ainda mais essa super experiência gastronômica, experimente servir sua lasanha tradicional com queijo parmesão polvilhado por cima. Temos certeza que seus convidados vão pedir bis!
E, para harmonizar com toda essa gostosura, opte por um bom vinho Cabernet Sauvignon. Afinal, estamos falando de um prato que leva carne e molhos, ou seja, ele pede por um vinho igualmente encorpado (regra da harmonização por semelhança, lembra?).
Acesse o site da Fabenne e confira agora mesmo essa e outras opções de vinhos!