Tipos de rolha e como influenciam no vinho
E aí, ragazzi! Como vocês estão? A Nonna espera que estejam todos bem. Como vocês já sabem, nós gostamos de trazer pra cá algumas curiosidades sobre o incrível mundo dos vinhos. E não poderíamos falar sobre vinhos sem mencionar as rolhas, não é mesmo?
Afinal, existem várias pessoas por aí que acreditam fielmente que o tipo de rolha realmente influencia na qualidade do vinho. Será mesmo? É sobre essa e outras curiosidades relacionadas às rolhas que falamos no post de hoje. Curiosos? Vamos lá! Buona lettura.
Qual a função da rolha?
Antes de tudo, é importante começarmos frisando qual a real função da rolha, que é a de vedar a garrafa para proteger o vinho. Ou seja, ela não deve interferir no seu sabor, textura ou aroma. Independentemente de qual seja o seu material.
Existem outros fatores que interferem na escolha da rolha para cada tipo de vinho, mas falaremos sobre eles a seguir. O importante nesse primeiro momento é deixar claro que, contanto que a rolha cumpra sua principal função, todo o resto é detalhe.
Agora vamos entender melhor quais são os tipos de rolhas e suas principais diferenças.
Rolha de cortiça tradicional
De acordo com o próprio nome, esse tipo de rolha é feito de cortiça maciça. Esse material é extraído da casca do sobreiro, uma árvore da família dos carvalhos muito comum no Sul da Europa (especialmente em Portugal).
#Curiosidade1: a cortiça pode ser extraída sem que o sobreiro seja prejudicado, pois essa camada se renova na árvore a cada nove anos.Os vinhos de guarda são os que normalmente contam com rolha de cortiça, já que essa bebida tem um potencial maior de envelhecimento saudável.
#Curiosidade2: você com certeza já deve ter visto garrafas de vinhos armazenadas deitadas, não é mesmo? Isso acontece porque, dessa forma, o vinho fica em contato direto com a rolha, evitando a entrada de excesso de ar, o que ajuda a acelerar o processo de oxidação da bebida.
Screw Cap
Esse tipo de rolha também é popularmente conhecido como “rosca”, e sua produção se dá a partir de materiais como estanho ou alumínio. O screw cap lembra muito uma tampa de garrafa pet. Sendo que, para abrir uma garrafa de vinho com screw cap, basta desrosquear - ou seja, não é preciso ter um saca-rolhas.
Importante: para que o vinho não sofra influência do metal, a parte interior do screw cap (que pode entrar em contato com a bebida) é revestida de um anel de vedação feito de polímero de etileno. Além de ser um material neutro, ele é permitido na indústria alimentícia.
#Curiosidade1: como o alumínio não permite a passagem de ar, ele impede que o vinho se desenvolva com o tempo, e é recomendado para a vedação de bebidas para consumo jovem. Por isso, não é necessário que a garrafa seja guardada deitada.
#Curiosidade2: diversas vinícolas optam pelo screw cap por se tratar de uma técnica mais barata, uma vez que a cortiça é um produto europeu e de custo elevado. Em alguns lugares ele já é utilizado em mais de 90% das garrafas, como na Nova Zelândia, por exemplo.
Tecnologia bag-in-box da Fabenne
E a Fabenne, opta por rolha de cortiça ou screw cap? Nem uma coisa, nem outra. Aqui na Fabenne todos os nossos vinhos são embalados de forma mais econômica e sustentável (principalmente quando comparamos com a garrafa de vidro).
Além disso, o produto fica acondicionado em uma camada resinada própria para vinhos. E não podemos deixar de mencionar o nosso dispenser hermético, que impede a entrada do ar quando você serve sua taça, mantendo o vinho bom para consumo por até 30 dias.
Você ainda não conhece os vinhos da Fabenne? Então agora é a hora de acessar nosso site e ficar por dentro de todas as nossas novidades, hein? Te esperamos por lá!