Afinal, o vinho dá sono? Entenda o poder relaxante da bebida
Ragazzi querido do coração da Nonna, você também tem sentido um sono fora do normal nos últimos tempos? A Nonna anda bem cansada! Mas todo esse cansaço está sendo até bom, sabe por quê? Porque fez com que ela lembrasse de um grande tabu que envolve o mundo dos vinhos: será que o vinho realmente causa sono?
É com o objetivo de entender melhor o poder relaxante dessa bebida que a Nonna escreveu o post de hoje. Preparado para saber se o vinho realmente dá sono ou se você só está cansado mesmo? Vamos lá! Buona lettura.
O vinho e o sono: entenda a relação
Quem nunca tomou uma tacinha de vinho antes de ir para a cama e dormiu o sono dos justos não é mesmo? Se isso já aconteceu com você, temos certeza que no dia seguinte surgiu aquele pensamento: será que foi o vinho que me fez dormir tão bem?
A resposta é sim! Isso porque de acordo com um estudo de cientistas italianos da Universidade de Milão, existe uma grande quantidade de melatonina em grande parte de variedades de uvas viníferas. E, melatonina, como bem sabemos, nada mais é do que o hormônio responsável por nos fazer sentir sono.
Ou seja, é super normal que você se sinta mais relaxado logo após uma (ou duas, ou três…) tacinhas de vinho, tá? Só cuidado para não exagerar na dose!
Mas todo vinho dá sono?
Depende! Isso porque, como citado anteriormente, a concentração de melatonina não se faz presente em todas as variedades de uvas viníferas. É mais provável que você encontre um alto teor desse hormônio em vinhos produzidos a partir dessas uvas:
- Barbera e Nebbiolo;
- Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot;
- Marzemino e Croatina;
- Sangiovese;
Vinho Tinto x Vinho Branco
Sim! As diferenças entre o vinho tinto e o branco também podem ser sentidas aqui. Embora os dois tipos de vinhos, tintos e brancos, possam deixar você sonolento, existem diferenças científicas que mostram que cada um deles tem efeitos únicos no cérebro e no corpo.
Como as uvas brancas amadurecem mais rápido do que as tintas, os produtores de vinho as colhem quando estão menos maduras, levando a menores teores de açúcar e álcool nos vinhos brancos.
Já para a produção dos vinhos tintos, as uvas vermelhas são colhidas mais tarde e mais maduras que as brancas. Essa mudança notável contribui para o maior teor de álcool dos vinhos tintos. Uvas maduras têm níveis de açúcar mais altos, o que significa que há mais açúcar para as leveduras converterem em álcool durante o processo de fermentação. Entendeu?
A influência do álcool
É claro que, além da melatonina presente em alguns vinhos, o álcool também dá aquela forcinha para que o sono seja mais pesado. Isso acontece porque o álcool deixa você mais cansado por deprimir o sistema nervoso central (SNC) que inclui os nervos do cérebro e da medula espinhal, e é o principal responsável pelas principais funções do corpo e da mente.
Por isso, quando você consome uma bebida alcoólica (como vinho), o álcool atua para imediatamente sedar e relaxar o seu SNC. Isso pode aliviar a ansiedade, induzir euforia e, principalmente, deixá-lo um pouco sonolento.
Durma melhor com os vinhos da Fabenne
Brincadeirinha, ragazzi! A Nonna sabe que uma boa noite de sono deve ser naturalmente induzida. Mas vez ou outra você pode tomar uma tacinha de vinho antes de ir para a cama, né?
Para garantir essa tacinha, não deixe de passar no site da Fabenne e garantir o seu bag. Estamos te esperando!