Erros comuns de quem está começando a beber vinhos
Fala, ragazzi! Como vocês estão? A Nonna espera que estejam todos muito bem curtindo as férias de verão do melhor jeito possível. E, para não perder o pique de adquirir conhecimentos novos, que tal aprender um pouco mais sobre o mundo dos vinhos hoje?
Se você é novo nesse universo, com certeza já deve ter cometido alguns erros. Mas fique tranquilo(a), está tudo bem! A Nonna está aqui para te ajudar. Por isso, no post de hoje você ficará sabendo quais são os erros mais comuns de quem está começando a beber vinhos (e como evitá-los). Preparado(a)? Vamos lá! Buona lettura.
-
Achar que vinho bom é só vinho com tampa de rosca
Podemos até concordar que os vinhos com tampa de rosca são bastante charmosos. Mas se você acredita que não existe qualidade nos vinhos com outros tipos de tampa ou envasamento, aí a Nonna precisa te dizer que o seu pensamento está errado.
Sabe por quê? Porque a tampa de rosca não é sinônimo de vinho de menor qualidade. As famosas screwcaps são super eficientes para o fechamento da garrafa, já que impedem a entrada do oxigênio e garantem que os vinhos, sobretudo os mais delicados, permaneçam frescos e bem preservados por mais tempo.
Ah, e o formato de bag-in-box, como o da Fabenne, também é super eficiente e garante a prolongação da vida útil do seu vinho!
-
Adicionar gelo ao vinho
Apesar de alguns tipos de vinhos se comportarem bem com a presença de gelo, devemos te alertar que você corre o risco de estragar a sua bebida em grande parte dos casos quando faz isso.
Isso porque, colocar gelo nada mais é do que misturar água na bebida. Assim, ele perde todo o seu caráter, concentração, equilíbrio, aromas, entre outras características. Por isso, procure servir o vinho na temperatura correta e aproveite tudo o que ele tem para lhe oferecer. Antes de beber o vinho, se você considerar que ele está quente, resfrie-o colocando na geladeira. Uma outra opção é apostar na bolsa térmica da Fabenne.
-
Encher muito a taça
A gente sabe que você quer aproveitar ao máximo a sua taça de vinho, mas fique sabendo que, quando você a enche muito, está cometendo um erro. Se for servida em muita quantidade, a tendência é que ele esquente antes mesmo da pessoa terminar de degustar todo o volume. Nesse caso, é até capaz de haver desperdício.
Por isso, o ideal é ocupar ⅓ da taça. Como regra geral, nunca é bom servir mais da metade da taça, para a pessoa poder aproveitar ao máximo aquele volume de vinho na temperatura recomendada. Nós falamos sobre temperatura ideal para consumir cada tipo de vinho aqui no Blog da Nonna!
-
Tomar outras bebidas durante a degustação
Em uma degustação de vinhos, qualquer outro elemento pode acabar prejudicando sua experiência. Se esse elemento tiver aromas e sabores fortes, os sentidos ficam prejudicados e o vinho poderá revelar características desagradáveis que não seriam sentidas antes.
Por isso, evite ingerir destilados, cafés ou chás pouco antes ou durante a degustação. Para acompanhar um bom vinho, nada melhor do que uma taça de água. A água, inclusive, faz toda a diferença nesse momento.
-
Não se atentar ao poder da harmonização
Quando entende um pouco melhor como funciona a harmonização de vinhos e cardápios, você passa a explorar um universo totalmente novo. A arte de combinar vinhos e comida se baseia no estudo das interações químicas que explicam o sucesso quase unânime das combinações consagradas.
Por exemplo, churrasco argentino e Malbec, bem como o porquê de certas combinações serem rejeitadas pela maioria, como harmonização de ovo com vinho. O objetivo buscado é o equilíbrio, pois um vinho sensacional pode “matar” um prato delicioso e vice-versa.
A ideia é que a união do vinho e da gastronomia garantam um prazer maior do que a presença de cada um deles separadamente. E aqui, cabe pão com azeite, salgadinho de festa, pipoca, pizza de supermercado. O importante é potencializar seus momentos!
Agora que você já sabe quais erros não cometer na hora de degustar seu vinho, dê uma passadinha no site da Fabenne e garanta seus bags!