Aprenda a harmonizar vinho e sushi
E aí, ragazzi! Como é que vocês estão? A Nonna espera que estejam todos muito bem. O papo de hoje é com a galera que ama um churrasco, mas que também não abre mão de um bom sushi.
Afinal, quem disse que é preciso escolher entre um e outro, não é mesmo? E é justamente por não precisar escolher, que hoje você vai aprender a adicionar mais uma delícia a essa combinação: o vinho. Vamos lá? Buona lettura!
Vinho tinto e sushi
Vamos começar pelo grande queridinho de todos os tempos: o vinho tinto. E aqui vão duas dicas muito importantes.
- Vinhos tintos de corpo mais leve, como o Pinot Noir, combinam bem com Yakisoba, ensopados e peixes grelhados.
- Vinhos tintos mais marcantes, como o Malbec, podem combinar com lámens de carne de porco e legumes, pois ajudam a realçar o sabor tanto do prato quanto da bebida.
Ao analisar os rótulos antes de escolher um vinho, busque por aqueles que não tiveram passagem por barris de carvalho, pois eles costumam ser mais frescos e frutados. Característica que não combina com alguns tipos de sushi.
Vinho branco e sushi
Se você perguntar a Nonna, qual vinho combina com sushi, ela com certeza te responderá: os brancos, em especial os leves de acidez elevada. Não tem erro! Harmonizar a culinária japonesa com um bom Chardonnay, por exemplo, é uma ótima pedida.
Os vinhos verdes portugueses também caem muito bem. Caso se as peças tenham o adocicado molho teriyaki, bastante conhecido e usado nessa culinária, opte por variedades das uvas Riesling e Gewurztraminer e Pinot Grigio.
Vinho rosé e sushi
Os rosés também são ótimos acompanhamentos para os sushis, uma vez que apresentam frescor e acidez na medida. Mantendo a acidez e o frescor, mas com mais estrutura do que os vinhos brancos, os rosés podem ser facilmente harmonizados com a culinária japonesa.
Sashimis e pratos com peixes de carne mais escura, como o atum, por exemplo, costumam funcionar muito bem. É um vinho que combina com sushi também, pois ele suaviza o sabor no paladar e não compete com os ingredientes.
Espumante e sushi
Jovens e delicados, os espumantes também podem ter harmonizações similares ao vinho rosé. A dica da Nonna aqui é: evite apenas espumantes mais doces, como o Moscatel.
Outros com boa estrutura e mais secos, como o Brut e Extra Brut são ideais para combinar com comida japonesa e enriquecer o paladar durante a refeição. Aos que gostam de arriscar um pouco mais, pode combinar com Prosecco ou Champagne.
Fabenne e todos os momentos
Agora que você já entendeu um pouco melhor sobre como fazer o casamento entre vinho e sushi funcionar perfeitamente no paladar, que tal dar uma passadinha no site da Fabenne e garantir seus bags?
Lá você encontra opções de vinhos tinto, branco e rosé. E o melhor: em bags de 3 litros que contam com dispenser automático. Ou seja, aqui não tem desperdício! Deixe a Fabenne fazer parte de todos os seus momentos.
Acesse nosso site e garanta que a sua taça esteja sempre cheia.