Pães e vinhos: vamos aprender a harmonizar?
Fala, ragazzi! Como vocês estão? A Nonna espera que estejam todos muito bem e felizes. Afinal, hoje é dia de aprender a harmonizar um dos alimentos mais universais do mundo com a bebida mais consumida desde sempre: pão e vinho.
Se você também quer entender melhor de que forma essa harmonização pode funcionar, e o que deve ser levado em consideração, continue acompanhando as dicas da Nonna sobre o assunto. Vamos lá? Buona lettura!
Um pouquinho de história…
A harmonização entre pão e vinho é uma prática que remonta à história da humanidade, tendo até mesmo uma representação testemunhada na Bíblia Sagrada como o corpo e sangue de Cristo.
Por isso, para obter uma boa harmonização, é fundamental que os sabores do pão e do vinho se complementem sem que haja uma sobreposição. Isso significa que o "peso" do pão deve ser compatível com o do vinho, a fim de que ambos possam ser apreciados sem que um prejudique o outro.
Por exemplo, se o pão tiver um sabor forte, o ideal é escolher um vinho também intenso, enquanto um pão mais leve pede um vinho mais suave. Além disso, é importante considerar a harmonização entre o recheio e o pão, garantindo que um não anule o sabor do outro e que haja um equilíbrio agradável entre eles.
Dicas para combinar pães e vinhos
Aqui vai um macete da Nonna que vai te ajudar muito: vinhos encorpados combinam com comidas pesadas e gordurosas de digestão longa, de repetida mastigação, como pães integrais recheados com carnes fortes, como cabrito ou carnes de caça.
Para esconder as fortes sensações deixadas nas papilas gustativas pelo tanino, álcool ou acidez dos vinhos, é interessante que entre uma taça e outra você tome uma taça de água mineral,ou coma um pedaço de pão francês seco ou biscoitos cream cracker secos. #FicaaDica
Vamos de macete?
- Pães com chocolate e frutas: harmonize com champanhe.
- Pães com ingredientes de sabor forte, como queijo gorgonzola: harmonize com vinho tinto.
- Pães com queijos defumados, como o provolone: harmonize com vinho branco.
- Pães tipo ciabatta ou pão francês: harmonize com vinhos leves.
- Pães recheados de verduras, queijos brancos, peito de frango ou de peru: harmonize com Chardonnay.
- Pão sírio recheado com filé ao molho de catupiry: harmonize com Merlot ou Malbec.
Os melhores vinhos você encontra na Fabenne
E aí, já se sente preparado para montar uma mesa linda com muitos pães e diferentes opções de vinhos? A Nonna espera que sim! E, para garantir que ninguém fique com a taça vazia, não esqueça de dar uma passadinha no site da Fabenne para garantir seus bags.
É vinho para todo mundo e para qualquer ocasião! A Nonna está te esperando.