Harmonizando doces e salgados de festa junina com vinhos Fabenne
Fala, ragazzi! Como vocês estão? Preparados para a saga de festas juninas e julinas que está chegando? Por aqui, os preparativos estão a todo vapor! Afinal, tem época do ano que combina mais com vinho do que os meses de junho e julho? Sim, todos os outros, até porque todo mês é um bom mês para beber vinho.
Brincadeiras a parte, que tal aprender a harmonizar doces de festa junina com vinhos Fabenne? Com certeza, você não faz ideia das milhares de combinações possíveis! Vamos lá? Buona lettura.
Vinhos Fabenne & comidinhas salgadas
Você é do time que prefere comidinhas doces ou salgadas? Se o salgado tem um lugar especial no seu coração, você precisa saber que churrasquinho, salsichão, pipoca, cachorro-quente e, é claro, o tradicional milho verde na manteiga, combinam perfeitamente com os vinhos tintos de corpo leve e boa acidez, como o Cabernet Sauvignon da Fabenne.
Isso porque a estrutura do tinto leve dá aquele match com a estrutura dos alimentos, e a acidez da bebida é perfeita para equilibrar com o sal. Ah, vale destacar que a variedade também fica perfeita para acompanhar pratos com milho-verde, como pamonha salgada ou quirera, que, inclusive, também ficam deliciosos ao lado de vinhos rosé. Legal, né?
Além disso, se a festança contar com aquele caldinho verde ou de ervilha, rótulos mais fortes, como os tintos de médio corpo, com aromas terrosos e taninos macios, serão a escolha certa para acompanhar!
Vinhos Fabenne & comidinhas doces
A regra é clara: depois de forrar a barriga com os salgados, é hora do que? Isso mesmo, dos bolos e doces, e todas as outras delícias de festa junina, é claro! Para este momento, a recomendação da Nonna é que você opte pelos rótulos tintos de bom corpo e com toque amadeirado, como o Malbec.
Isso porque eles harmonizam bem com os aromas tostados da maioria dos doces juninos. Além disso, os taninos presentes na bebida ajudam a equilibrar o açúcar de quitutes, como pé de moleque, canjica, arroz-doce, maçã do amor, dentre outros.
Entre os doces de amendoim, os principais que não podem faltar são a paçoca e o pé de moça. Para essas delícias, você também tem a opção perfeita de vinho. Pratos com o amendoim como ingrediente principal são ótimos para combinar com um bom Merlot.
Outras harmonizações que você precisa conhecer
Além das combinações citadas acima, existem outras entre vinhos e comidinhas típicas de festa junina que também são deliciosas! Vamos lá:
- Cuscuz: harmoniza com Chardonnay.
- Caldo verde: harmoniza com Cabernet Sauvignon.
- Pamonha: harmoniza com Espumante Brut.
- Arroz doce: harmoniza com Espumante Demi Sec.
- Pipoca: harmoniza com Chardonnay.
- Pinhão: harmoniza com Malbec.
O seu vinho perfeito está na Fabenne
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como harmonizar doces e salgados de festa junina com vinhos Fabenne, que tal dar uma passadinha no site e garantir os seus bags? Corre que a Nonna está te esperando!